17 de mar. de 2011

Influência da mídia

Os estudiosos do campo da comunicação são unânimes em afirmar que a mídia influi na opinião pública. O que ainda não conseguiram determinar com segurança é o grau de influência.

De que forma a mídia influencia a sociedade?

A mídia pode tanto eleger um candidato quanto ditar padrões de comportamento através das novelas, seriados e telejornais. A influência da mídia é total, desde roupas até a desagregação de valores essenciais à vida em sociedade. O brasileiro se baseia principalmente na televisão, que é capaz de influenciar até mesmo na hora da decisão profissional. O que os personagens de novela fazem vira a visão das pessoas. A interferência da mídia, na vida cotidiana do adolescente, por exemplo, tem se tornado um grande veículo informativo acerca da sexualidade. Hoje em dia, os jovens e adolescentes de 12 a 17 anos têm consumido mais bebidas alcoólicas e cigarros do que as gerações de seus pais e têm relações sexuais mais cedo. Os adolescentes têm se vestido como a moda apresenta, no qual, na maioria das vezes, são roupas utilizadas nas novelas e seriados.Também os padrões de beleza são definidos pelas propagandas na TV e em revistas. È uma mídia que bombardeiam todas as pessoas, independentemente da idade, com muitas informações, de forma que, o indivíduo chega até mesmo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza. Os resultados desta forte influência são notórios, como a obsessão pela magreza, as dietas, a malhação, a cirurgia plástica, a moda, os produtos de beleza, todos vendidos pela mídia.

E de que forma a mídia age sobre as crianças?

As crianças e até mesmo os bebês estão assistindo à TV cada vez mais cedo, e a maioria assiste a, pelo menos, duas horas de TV por dia. O aparelho permanece ligado a metade do tempo em que existem pessoas em casa. Além disso, as crianças dormem com pijamas e brincam com brinquedos dos personagens dos programas infantis que assistiram durante o dia. Todas as crianças que tenham o hábito de assistir TV todos os dias são influenciadas no consumo de brinquedos e artigos expostos pelos comerciais, o que leva à cultura do consumo desde cedo. Pesquisas revelaram que distúrbios de atenção e concentração podem ser causados por causa desse contato excessivo com a TV, o rádio, a internet, os jogos eletrônicos.

Que precauções podem ser tomadas para controlar essa influência?

Diversos são os caminhos que podem influenciar uma criança a ter determinados hábitos. Apesar de não ser a única, a mídia é responsável por boa parte das decisões das crianças. Mas, se os pais assistem à televisão e ficam no computador boa parte do tempo, que moral terão eles para dizerem a seus filhos que não devem fazer o mesmo? È preciso que os pais sejam os primeiros a se educarem.Os recursos da mídia são audaciosos e manipuladores, mas também podem ser aliados da educação. Respeitado o amadurecimento cognitivo é possível incentivar a criança a questionar as propagandas de consumo, os programas televisivos, os recursos da Internet e assim criar um senso crítico desde cedo. O melhor mesmo é que haja diálogo. Essa é sempre a melhor solução.

2 comentários:

  1. Matheus, parabéns pelo blog hein. Já vi quase todos e o teu é o melhor disparado. Não gosto de fazer comparações, mas percebi que muitos não estão levando a disciplina a sério como deveriam, então, creio que nada mais justo do que parabenizar quem de fato está trabalhando em cima do blog.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou ter prova sobre isso amanhã e você me ajudou muito, obg

    ResponderExcluir