30 de mar. de 2011

Uma união pela qualidade de vida

Alimentação e exercício
  Para ter mais qualidade de vida, além da mudança de hábitos alimentares, é preciso adquirir ou manter a prática de exercícios físicos regularmente.
  Isso deve fazer parte da rotina das pessoas. Praticar esporte, se exercitar é algo indispensável para uma vida saudável, e a alimentação adequada para o tipo de exercício que você pratica é fundamental para você ter excelentes resultados.
  A nutrição dará ao corpo o que ele precisa para o seu melhor desempenho no exercício. E por outro lado o exercício melhora a habilidade do organismo em utilizar os nutrientes. Por isso é importante que esteja fazendo as duas coisas corretamente.
  Muitos pessoas que praticam exercícios regularmente e principalmente atletas, se preocupam cada vez mais em como ter uma alimentação compatível com o tipo de atividade física, que colabore e otimize os efeitos do exercício.
  Então veja a seguir como ter uma alimentação adequada para os exercícios:

  Primeiro vamos deixar claro que a alimentação de um praticante de atividade física e a alimentação de um atleta devem ser diferentes, já que possuem objetivos diferentes. E nesse momento trataremos da nutrição para os praticantes de atividade física regular, visando o aumento de massa muscular e a perda de gordura. O carboidrato é a fonte de energia mais rápida. Temos estoques em nosso organismo desse nutriente, porém são limitados, por isso fique atento com o consumo desse importante nutriente. Por isso para aqueles que desejam emagrecer, nada de fazer dietas radicais, excluindo esse ou qualquer outro nutriente.
  A quantidade recomendada por dia é que seja em torno de 60% da sua alimentação diária, dando preferência por carboidratos complexos (batata, macarrão, arroz integral, pão, etc). De 1 a 2 horas antes dos exercícios o ideal é consumir pelo menos uma fonte deste nutriente e logo após também, pois antes ele te dará a energia que você precisa para gastar no exercício e depois é necessário para repor os estoques no organismo, recuperando também os músculos.
  Quanto a proteína, de fato esse é um nutriente importantíssimo, a sua recomendação é de 10 a 15% da alimentação diária. Ao contrário do que muitos imaginam, que devem aumentar o seu consumo, é preciso ter cautela, consumir na quantidade certa é o suficiente. Somente em alguns casos se faz necessário um consumo maior, mas isso deve ser analisado pelo nutricionista de forma presencial.
  Para que haja um aumento na massa muscular é preciso ingerir quantidades adequadas de proteína e carboidrato, caso você consuma quantidade insuficiente de carboidrato por exemplo, a proteína que deveria ser usada para o aumento de massa muscular, será usada como fonte energética.
  Os alimentos fontes de proteínas (leite, iogurtes, queijos, carnes, ovos e feijões, etc.) não devem ser consumidos muito próximos do início das atividades físicas, uma vez que tem uma digestão mais lenta e podem atrapalhar o rendimento.
  Outro nutriente importante são os lipídeos que também tem função energética e através deles que conseguimos obter as vitaminas lipossolúveis, A,D, E e K . Sua ingestão deve estar em torno de 25-30% da alimetação diária.
  Assim como os alimentos fontes de proteínas, os alimentos que contém gorduras, por terem a digestão mais lenta, também não devem ser consumidos próximos aos horários dos exercícios.
  Tendo uma alimentação equilibrada, consumindo todos os grupos alimentares: cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados facilmente você atinge essas recomendações e terá o que você precisa para um bom desempenho nos exercícios e uma boa saúde.

Fonte: Roberta dos Santos Silva

22 de mar. de 2011

Influência da mídia nos jovens


       O jovem de hoje é aquilo que o capitalismo sempre sonhou, ou seja, está dentro de uma das formas criadas pela indústria cultural para ser considerado normal. E a mídia tem um papel fundamental, pois, armada com a propaganda e o marketing, impõe diversos contravalores e faz disso uma falsa oportunidade para ele "ser feliz".
        Para ser valorizado, o jovem tem de estar na última moda, ter um corpo atlético e ser aceito em sua turma. Se ele não tem o tênis da moda, o corpo cheio de curvas ou é introvertido, é simplesmente deixado de lado, esquecido. Parece que, para ele se sentir incluído, precisa ter certo poder aquisitivo para consumir, para que percebam sua existência, como se isso fosse uma senha de reconhecimento.
Com o poder de influência que a mídia possui, não impulsiona os jovens para os valores que mantêm sua dignidade, porque se eles tomassem consciência do quanto são manipulados, o mercado não teria para quem vender seus produtos. O jovem é mais poroso, mais hedonista, mais “presenteísta”. Para ser um bom consumidor, precisa estar aberto às influências e ser imediatista. Por isso, é o alvo perfeito do consumismo. A mídia captura sua vontade para que ele consuma uma falsa identidade, operando no desejo e, sobretudo, no inconsciente.
         A que ponto chegamos? Em uma fase da humanidade em que se diz existir a liberdade de escolha, a mídia manipula a mente dos jovens para que estes comprem o produto do anunciante que pagar mais. E vai mais além, tornando isso uma regra, um código de conduta e inclusão. Censura não é a solução, mas conscientização é a palavra. Deve-se mostrar ao jovem que ele não precisa de tudo o que é anunciado e fazê-lo perceber que a inclusão em um grupo não deve depender de aquisições da moda e, sim, da afinidade de gostos e idéias. Idéias próprias, não as concepções pré-fabricadas da TV.

Por: Maria Luiza Gorga, estudante no Colégio Dante Alighieri — São Paulo/SP

17 de mar. de 2011

Vídeo:

Assista ao seguinte vídeo sobre a "Influência da televisão", o vídeo mostra a influência que a televisão pode exercer, principalmente na mente das crianças. Ele pode ser usado na sala de aula como meio de conscientização contra a alienação televisiva. É curto mas bastante significativo!

http://www.youtube.com/watch?v=eTSi2qEWuRc

Influência das novelas


As telenovelas são assistidas por milhares de brasileiros, que inconscientemente apreendem muitos valores e ideologias cultuadas, que ditam moda, linguagem, hábitos e contribui para a alienação de seu público.
Um exemplo desta influência das novelas, no comportamento das pessoas, é a moda. As novelas utilizam os figurinos dos personagens da trama, para criar tendências na maneira de vestir, de se comportar e de agir, visando estimular o consumo dos telespectadores. O ambiente ficcional permite criar um mundo que corresponda aos sonhos e as perspectivas do público, e assim desperte o desejo, a cobiça por um produto.
Podemos notar o quanto a televisão influencia o comportamento, a moda e os valores apresentados pelos personagens televisivos com exemplos práticos. Quando foi transmitida a novela O Clone (2002) e agora (2011) em sua re-exibição no "Vale a pena ver de novo", a expressão "Né brinquedo não!" da personagem Dona Jura "caiu na boca do povo". É com a imagem televisiva que a novela consegue levar o público à um mundo de fantasias e sonhos, porém, ao mesmo tempo, mostrar personagens com os quais o público se identifica criando laços fortes de envolvimento emocional, que garante a audiência da emissora.
A novela pode também trazer temas atuais e dialogá-los com a sociedade, como por exemplo, a trama Duas Caras (2008) que trouxe para debate público os cartões corporativos. Esse assunto estava na mídia naquele ano devido ao uso abusivo dos cartões de créditos corporativos por políticos (em tese, eles deveriam cobrir apenas despesas decorrentes do exercício da função pública).
Em suma, observa-se que o telespectador sofre um processo de alienação, sendo influenciado pelos padrões de comportamento que lhe são transmitidos pelas telenovelas, principalmente as da Rede Globo que são as mais assistidas.

Influência da mídia

Os estudiosos do campo da comunicação são unânimes em afirmar que a mídia influi na opinião pública. O que ainda não conseguiram determinar com segurança é o grau de influência.

De que forma a mídia influencia a sociedade?

A mídia pode tanto eleger um candidato quanto ditar padrões de comportamento através das novelas, seriados e telejornais. A influência da mídia é total, desde roupas até a desagregação de valores essenciais à vida em sociedade. O brasileiro se baseia principalmente na televisão, que é capaz de influenciar até mesmo na hora da decisão profissional. O que os personagens de novela fazem vira a visão das pessoas. A interferência da mídia, na vida cotidiana do adolescente, por exemplo, tem se tornado um grande veículo informativo acerca da sexualidade. Hoje em dia, os jovens e adolescentes de 12 a 17 anos têm consumido mais bebidas alcoólicas e cigarros do que as gerações de seus pais e têm relações sexuais mais cedo. Os adolescentes têm se vestido como a moda apresenta, no qual, na maioria das vezes, são roupas utilizadas nas novelas e seriados.Também os padrões de beleza são definidos pelas propagandas na TV e em revistas. È uma mídia que bombardeiam todas as pessoas, independentemente da idade, com muitas informações, de forma que, o indivíduo chega até mesmo a esquecer sua individualidade e a natureza da beleza. Os resultados desta forte influência são notórios, como a obsessão pela magreza, as dietas, a malhação, a cirurgia plástica, a moda, os produtos de beleza, todos vendidos pela mídia.

E de que forma a mídia age sobre as crianças?

As crianças e até mesmo os bebês estão assistindo à TV cada vez mais cedo, e a maioria assiste a, pelo menos, duas horas de TV por dia. O aparelho permanece ligado a metade do tempo em que existem pessoas em casa. Além disso, as crianças dormem com pijamas e brincam com brinquedos dos personagens dos programas infantis que assistiram durante o dia. Todas as crianças que tenham o hábito de assistir TV todos os dias são influenciadas no consumo de brinquedos e artigos expostos pelos comerciais, o que leva à cultura do consumo desde cedo. Pesquisas revelaram que distúrbios de atenção e concentração podem ser causados por causa desse contato excessivo com a TV, o rádio, a internet, os jogos eletrônicos.

Que precauções podem ser tomadas para controlar essa influência?

Diversos são os caminhos que podem influenciar uma criança a ter determinados hábitos. Apesar de não ser a única, a mídia é responsável por boa parte das decisões das crianças. Mas, se os pais assistem à televisão e ficam no computador boa parte do tempo, que moral terão eles para dizerem a seus filhos que não devem fazer o mesmo? È preciso que os pais sejam os primeiros a se educarem.Os recursos da mídia são audaciosos e manipuladores, mas também podem ser aliados da educação. Respeitado o amadurecimento cognitivo é possível incentivar a criança a questionar as propagandas de consumo, os programas televisivos, os recursos da Internet e assim criar um senso crítico desde cedo. O melhor mesmo é que haja diálogo. Essa é sempre a melhor solução.